
Manila, 29 set 2025 (Lusa) — Pelo menos 24 pessoas morreram na passagem do tufão Bualoi pela região central das Filipinas durante o fim de semana, declarou hoje um responsável da Proteção Civil filipina.
O diretor-adjunto da Proteção Civil das Filipinas, Rafaelito Alejandro, disse que o tufão matou 10 pessoas na província de Biliran, nove na província de Masbate, quatro na província de Samar e uma na província de Leyte do Sul.
A maioria morreu afogada ou foi atingida por destroços, acrescentou Alejandro.
As autoridades indicaram 11 mortos no balanço anterior.
Depois de passar pelas Filipinas, o tufão chegou no domingo ao Vietname, onde pelo menos 11 pessoas morreram e milhares de edifícios ficaram danificados ou destruídos, declararam hoje as autoridades locais.
A tempestade — a décima a atingir o Vietname este ano — atingiu o país na noite de domingo, gerando ventos de 130 quilómetros por hora.
Mais de 53 mil pessoas foram levadas para escolas e centros médicos convertidos em abrigos temporários antes de o Bualoi atingir o Vietname, segundo o ministério. Quatro aeroportos domésticos e parte da autoestrada nacional foram hoje encerrados. Mais de 180 voos foram cancelados ou atrasados, anunciaram as autoridades aeroportuárias.
Desde então, o Bualoi está a enfraquecer à medida que se dirige para o vizinho Laos.
CSR//APN
Lusa/Fim