
Copenhaga, 28 set 2025 (Lusa) — A Dinamarca vai proibir todos os voos de drones civis na próxima semana, para garantir a segurança da cimeira da UE que reunirá chefes de Governo em Copenhaga, anunciou hoje o Governo.
“A Dinamarca vai receber os lÃderes europeus na próxima semana e vamos prestar especial atenção à segurança. Portanto, de segunda a sexta-feira, fecharemos o espaço aéreo dinamarquês a todos os voos de drones civis”, declarou o ministro dos Transportes, Thomas Danielsen.
Os sobrevoos de drones no espaço aéreo dinamarquês desde 22 de setembro levaram ao encerramento de vários aeroportos, com a Dinamarca a sugerir um possÃvel envolvimento russo – Moscovo tem negado qualquer responsabilidade.
A Dinamarca, que preside neste segundo semestre ao Conselho da União Europeia, acolhe na quarta-feira um Conselho Europeu informal, em Copenhaga, estando prevista a presença do primeiro-ministro português, LuÃs Montenegro.
No dia seguinte, realiza-se, também na capital dinamarquesa, uma cimeira da Comunidade PolÃtica Europeia, igualmente com a participação do primeiro-ministro, LuÃs Montenegro.
“Não podemos aceitar que drones estrangeiros criem incerteza e agitação na sociedade, como temos experimentado recentemente”, disse ainda o ministro dinamarquês, num comunicado.
As autoridades dinamarquesas consideram que esta medida “elimina o risco de drones hostis serem confundidos com drones legais e vice-versa”.
“Estamos atualmente numa situação de segurança difÃcil e temos de garantir as melhores condições de trabalho possÃveis para as Forças Armadas e a PolÃcia, que são responsáveis pela segurança durante a cimeira da UE”, disse, por seu lado, o ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen.
Uma violação da proibição pode levar a multas ou prisão até dois anos.
A Dinamarca pediu ajuda às Forças Armadas alemãs para garantir a segurança da reunião informal, durante a qual vão deslocar um contingente das suas forças anti-drones para Copenhaga.
JH // JMC
Lusa/Fim



