Carney em Londres para reforçar comércio e segurança

Foto: Facebook Mark Carney

O primeiro-ministro Mark Carney viajou para Londres para se reunir com os líderes do Reino Unido, Austrália, Espanha e Islândia a 26 de setembro. O encontro tem como pontos de discussão definidos o comércio e a segurança.

Carney tinha também uma reunião agendada com o primeiro-ministro da Dinamarca, mas esta foi cancelada após os aeroportos dinamarqueses terem sido sobrevoados por drones a 24 e 25 de setembro.

Carney participou num painel de discussão na Cimeira Global Progress Action com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese e a primeira-ministra da Islândia, Kristrún Frostadóttir. O painel centrou-se em como os partidos políticos de centro-esquerda podem competir contra o crescente populismo de direita.

Para os líderes, o encontro fomentou o fortalecimento de parcerias comerciais, empresariais e de segurança, à medida que o Canadá procura diminuir a sua dependência dos Estados Unidos da América (EUA).

O encontro decorreu um dia após o Presidente Donald Trump ter anunciado novos impostos de importação de 100% sobre medicamentos, 50% sobre móveis de cozinha e casa de banho, 30% sobre móveis estofados e 25% sobre camiões pesados a partir de 1 de outubro.