
O Canadá assinou um novo acordo com a Indonésia.
Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá, e Prabowo Subianto, Presidente da Indonésia, assinaram a 24 de setembro novos acordos de cooperação comercial e de defesa.
O acordo comercial é abrangente, o que significa que abre o comércio em vários setores com o quarto país mais populoso do mundo.
Carney disse que o acordo “revolucionário” é o primeiro pacto comercial bilateral assinado com um membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
O primeiro-ministro também anunciou um novo acordo de cooperação em matéria de defesa que procura aprofundar a colaboração dos países em segurança marítima, ciberdefesa, manutenção da paz e educação militar.
Já o líder da Indonésia afirmou que o Canadá é uma “potência ocidental muito responsável, madura e líder”, mas também uma potência que tem “grande empatia pelas preocupações dos países em desenvolvimento”.
Ainda a 24 de setembro, Mark Carney afirmou ser apoiante do plano de recompra de armas dos liberais, assim como o ministro de Segurança Pública.
Os comentários surgiram na sequência dos debates e apelos dos conservadores à demissão de Gary Anandasangaree. O ministro ficou em apuros após a divulgação de um áudio em que Anandasangaree questionava a eficácia e motivação do programa.
