
O primeiro-ministro Mark Carney apresentou o Canadá como um parceiro comercial confiável que “tem o que o mundo quer” perante uma audiência internacional a 22 de setembro, em Nova Iorque.
Ao discursar no think tank Council on Foreign Relations antes de participar na Assembleia Geral da ONU, Carney disse que o Canadá tem os recursos, o talento e a criatividade de que o mundo precisa em tempos de turbulência política e económica.
Carney sublinhou que a contingência atual não é uma transição, mas uma rutura que exige uma mudança e determinação para enfrentar e superar os desafios.
Para o primeiro-ministro canadiano, a resposta do Canadá tem como foco “fortalecer o país”, optando por diversificar as relações internacionais e nacionais. Carney citou o trabalho do seu Governo na promoção do comércio interprovincial, no aumento dos gastos com defesa e na diversificação das suas parcerias comerciais e de segurança, incluindo com a União Europeia.
Ainda a 22 de setembro, Carney reuniu-se com diferentes líderes internacionais, incluindo a Presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, com quem discutiu o fortalecimento da parceria comercial entre Canadá e Namíbia.
Reuniu-se ainda com William Ruto, Presidente do Kenya, com quem discutiu os próximos passos e formas de impulsionar o comércio e o investimento, abordando questões como a redução da pobreza, o empoderamento das mulheres e a procura por segurança e paz.
Noutra reunião, com o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, falou sobre o aprofundamento da cooperação em agricultura, crescimento económico, tecnologia limpa e energia.
