Toronto falha metas habitacionais com queda de 58% nas novas construções

Foto: Pexels

Toronto está muito aquém das suas metas habitacionais até agora em 2025. Um relatório elaborado por investigadores da Iniciativa Missing Middle da Universidade de Ottawa e encomendado pelo Conselho de Construção Residencial de Ontário sugeriu que Toronto não é a única cidade nesta situação.

De acordo com o relatório, 22 dos 34 municípios da área da Grande Golden Horseshoe receberam uma nota negativa, num cenário descrito como “sombrio” para o setor.

O relatório comparou o início da construção de habitações nos primeiros seis meses de 2025 com o mesmo período dos quatro anos anteriores, a partir de 2021.

No geral, as construções de novas habitações caíram 40% nos 34 municípios estudados, com os apartamentos em condomínios a liderar o declínio em 54%.

Em Toronto, as construções de novas habitações caíram 58%. O início da construção de apartamentos em condomínios caiu 80% em Toronto, de uma média de quase 8 mil, durante os primeiros seis meses dos quatro anos anteriores, para apenas 1.606 até agora em 2025.

O relatório diz que, no primeiro semestre do ano, Toronto estava cerca de 67% atrás da meta de habitação definida pelo Governo provincial. Isto traduz-se num défice de quase 10 mil unidades.

As cidades com maior queda de habitações de acordo com o relatório foram Ajax e East Gwillimbury com quedas de 100%.