Inovação agrícola: Governos federal e de Ontário investem em 48 projetos de investigação

Foto: OAFRI

Novos apoios reforçam a inovação e garantem que o setor agroalimentar se mantenha competitivo, sustentável e preparado para os desafios do futuro.

Através da Ontario Agri-Food Research Initiative, o investimento, com recursos federais e provinciais, vai financiar cinco áreas de investigação, inovação e comercialização. O objetivo é garantir que agricultores e empresas de agronegócio tenham acesso às mais recentes tecnologias para aumentar produtividade, melhorar a segurança alimentar e tornar-se mais resilientes face à incerteza económica, incluindo os impactos das tarifas americanas.

Entre os projetos contemplados estão novas estratégias de cultivo para aumentar a qualidade e o rendimento das uvas de mesa produzidas em Ontário, o uso de compostos naturais de probióticos para reduzir bactérias nocivas em aves de capoeira, ou ainda a melhoria de plataformas robóticas capazes de aplicar nutrientes de forma mais precisa nos campos agrícolas. Outro exemplo é o desenvolvimento de uma ferramenta não invasiva que recorre a imagem e inteligência artificial para detetar precocemente a mastite em gado leiteiro, contribuindo para a saúde animal e para a qualidade do leite.

Além da investigação, 20 novas empresas passam a integrar o Grow Ontario Accelerator Hub, um espaço que apoia negócios agroalimentares e agrotecnológicos a transformar inovação em produtos disponíveis no mercado, com estratégias de investimento e expansão.

O programa insere-se na ‘Grow Ontario Strategy’, um plano para fortalecer toda a cadeia de abastecimento alimentar da província, reduzindo vulnerabilidades e promovendo práticas modernas e sustentáveis.

A nível nacional, a ‘Sustainable Canadian Agricultural Partnership’ representa um investimento de 3,5 mil milhões de dólares entre 2023 e 2028, cofinanciado pelos governos federal, provinciais e territoriais. Deste montante, mil milhões destinam-se a programas federais e 2,5 mil milhões são partilhados entre diferentes jurisdições, numa proporção de 60% para Ottawa e 40% para as províncias e territórios.