
As disputas comerciais e o menor consumo estão a pôr em causa os pequenos negócios no Canadá. Um novo relatório da Equifax mostra que mais de 286 mil empresas falharam pelo menos um pagamento de crédito no segundo trimestre. É uma subida de 5,6% face ao mesmo período do ano passado.
Segundo a Equifax, as pequenas empresas enfrentam um ambiente difícil. De um lado, os consumidores gastam menos porque a renda da casa e a comida estão cada vez mais caras. Do outro, as tensões no comércio internacional aumentam a pressão.
Os setores mais afetados são os ligados ao consumo não essencial. Hotéis, restaurantes, lojas de retalho e atividades culturais ou de entretenimento estão a registar mais incumprimentos.
Mas nem tudo é negativo. Segundo o relatório, há empresas que se mantêm estáveis ou que até estão a melhorar.
O relatório da Equifax foi conhecido no mesmo dia em que Mark Carney reuniu com o seu Governo, o premier de Saskatchewan e líderes da indústria da canola. Em causa estão as tarifas impostas pela China à canola canadiana, como resposta às taxas aplicadas por Ottawa sobre carros elétricos, aço e alumínio chineses.