Rendas no Canadá em queda pelo 11.º mês seguido

Foto: Envato

As rendas de casas no Canadá voltaram a cair. Agosto marcou o 11.º mês consecutivo de descidas. É o que revela um novo relatório da Rentals.ca e da Urbanation.

No mês passado, o valor médio pedido pelos senhorios ficou nos 2.137 dólares. É uma quebra de 2,3% em relação a agosto do ano passado. Ainda assim, continua acima dos valores de 2023.

A explicação está em dois fatores. Por um lado, o Governo federal reduziu as metas de imigração, o que travou o crescimento populacional. Por outro, entrou no mercado um grande número de condomínios recém-construídos.

As rendas dos apartamentos em condomínio caíram 3,7%. Nos prédios destinados a arrendamento a descida foi mais ligeira, de 0,4%. Já moradias isoladas e casas geminadas registaram a maior quebra: menos 6% face a 2024.

Entre as grandes cidades, Vancouver e Calgary lideram as descidas. As rendas caíram mais de 9% em ambas. Em Toronto, a quebra foi de 3,3%.

O mercado canadiano tem oscilado bastante nos últimos anos. Durante a pandemia, as rendas desceram em força, mas voltaram a subir no verão de 2021.