Governo federal prepara reforma interna e apoios ao setor do alumínio

Foto: Pexels

O Governo federal afirmou que planeia lançar um registo público para manter os canadianos informados sobre o uso crescente da inteligência artificial (IA).

Este registo também pretende ajudar o próprio Governo a acompanhar os projetos de IA que estão em andamento. O objetivo é concentrar os projetos de cada departamento governamental numa abordagem mais coordenada.

O Governo federal afirmou ainda ter encontrado cerca de meia centena de formas de simplificar regulamentos e reduzir custos através de uma revisão de 60 dias da burocracia.

As simplificações e reduções baseiam-se num conjunto de relatórios divulgados pelos departamentos e agências federais com sugestões de medidas que garantem maior eficiência.

Entre os exemplos está uma proposta da Agência de Serviços de Fronteira do Canadá (CBSA) para acabar com a regra que exige que viajantes internacionais em trânsito sejam examinados pela agência antes de seguirem para o seu voo de partida.

Outros exemplos consistem no facto de o Ministério dos Transportes do Canadá pretender introduzir regras para o transporte de certas mercadorias perigosas de baixo risco por drones, enquanto o Ministério da Defesa Nacional afirmou que planeia simplificar o sistema de reclamações das Forças Armadas Canadianas.

Enquanto isso, os impactos das tarifas americanas continuam no centro das preocupações do Governo.

A ministra da Indústria, Mélanie Joly, afirmou que o setor de alumínio de Quebec provavelmente vai receber “centenas de milhões de dólares” de um fundo de 5 mil milhões de dólares destinado a ajudar setores afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos da América (EUA).

O primeiro-ministro Mark Carney afirmou ainda que as empresas da região atlântica do Canadá poderão aceder a 80 milhões de dólares do fundo de alívio tarifário criado pelo Governo liberal.

Os apoios federais surgem com o objetivo de ajudar as pequenas e médias empresas a diversificar os seus mercados e a adotar novas tecnologias.