
Torneio beneficente da LiUNA Local 506 reúne diversão em apoio a instituições comunitárias
Um jogo que requer precisão e estratégia: ‘Bocce’. Trata-se de um desporto milenar que surgiu em 5.200 AC no Antigo Egito, popularizou-se durante o império Romano, e espalhou-se pelo mundo através da emigração italiana.
As regras são simples. Duas equipas disputam quem consegue jogar a bola colorida de forma a que esta chegue o mais próximo da bolinha branca, o Boccino. Para isso, vale jogar as bolas do adversário para longe, ou até mesmo afastar o próprio ‘boccino’ das bolas adversárias.
Há mais de 30 anos, o sindicato LiUNA 506 realiza um torneio anual de ‘Bocce’, o ‘Annual Nick Barbieri Charity Bocce Ball Tournament’. O evento, que já conta 32 edições, homenageia o falecido Provincial Manager do sindicato, Nick Barbieri, que atuou por anos em defesa dos trabalhadores da construção em Ontário.
Este ano, o torneio decorreu a 13 de agosto, a partir das 7h30 am, no centro de treino da LiUNA Local 506. Os jogadores chegaram cedo à sede do sindicato e foram recebidos com um café da manhã reforçado.
Antes de iniciar o campeonato, os participantes puderam fazer um ‘check-up’ médico rápido oferecido pela LiUNA. Glicose, colesterol, pressão arterial, tudo foi testado na hora.
“Nós medimos a glicose e o colesterol dos membros para garantir que todos estão saudáveis. Infelizmente, alguns têm algumas reclamações e défices e nós recomendamos que procurassem acompanhamento médico, explicou Amanda Hun, enfermeira, ao Correio da Manhã Canadá (CMC). “Têm que cuidar da sua saúde, por si, pela sua família e pelos seus amigos”, aconselhou ainda a enfermeira.
Às 8h30 da manhã, centenas de participantes posicionaram-se nos campos de ‘Bocce’ localizados na sede da LiUNA 506 para dar início ao campeonato. Este ano, o evento arrecadou mais de 200 mil dólares para instituições de caridade.
“É espetacular podermos fazer a diferença enquanto nos divertimos e podemos contribuir para o bem estar de algumas pessoas neste momento”, afirmou entusiasmada uma das participantes no torneio.
“É uma oportunidade para manter a união entre grandes parceiros e angariar algum dinheiro para boas causas”, acrescentou outro participante ao CMC.
Outros participantes concordaram com a diversão e felicidade associada à sua envolvência no torneio, assim como a importância de eventos como este. “Obviamente temos de apoiar esta linda iniciativa da LiUNA e de Carmen Principato, enquanto a LiUNA 506 está sempre perto para nós”, sublinhou um membro e participante.
Dentre os participantes, dois ministros do governo provincial de Ontário, David Piccini, ministro do Trabalho, Imigração, Treino e Desenvolvimento de Competências, e Prabmeet Singh Sarkaria, ministro dos Transportes.
“A LiUNA literalmente constrói o Canadá, constrói as nossas comunidades e agora, para as mesmas pessoas que constroem as comunidades é hora de dar de volta”, afirmou Piccini. “Não só hoje, mas todos os dias devemos estar unidos e apoiar organizações de caridade comunitárias”, concluiu o ministro em apelo a mais envolvimento.
“Não dá para descrever a importância que eles [LiUNA] têm não só na construção, mas também na economia. Constroem as nossas estradas, as nossas autoestradas, as nossas pontes e é incrível trabalhar com esta colaboração e ver como ainda apoiam e ajudam a comunidade é extraordinário”, disse Sarkaria. “É com entusiasmo que participo, com espírito de equipa, para jogar, participar e ajudar a angariar fundos”, acrescentou.
A direção do sindicato comemorou o sucesso do evento.
“Mais um dia e mais um sucesso!”, afirmou entusiasmado Tony do Vale, Secretary Treasurer.
“Nós fazemos isto todos os anos, trazemos todas estas pessoas e angariamos muitos fundos, incluindo com entidades parceiras”, começou por explicar Roly Bernardini, Presidente da LiUNA Local 506. “E nós angariamos mais de 200 mil dólares para quatro organizações comunitárias fabulosas, então só podemos definir como um grande dia com uma grande causa. Isto não seria possível sem o contributo dos nossos trabalhadores, dos nossos parceiros, dos nossos funcionários e em particular do nosso centro de treino que nos permitiu realizar este grande dia”, concluiu Bernardini.
Joseph Mancinelli, Vice-Presidente Internacional e Diretor Regional para o Canadá Central e Oriental da LiUNA, elogiou a iniciativa da Local 506.
“Este torneio é interessante, porque não estamos num campo de golfe a competir com três pessoas, estamos aqui com milhares de pessoas a celebrar. E é importante esta interação uns com os outros, este diálogo, e aproveitar a companhia uns dos outros enquanto colaboram para uma grande causa.”, afirmou Mancinelli. “Esta é uma grande angariação de fundos para hospitais e centros de reabilitação para quem precisa de ajuda, e é mesmo um grande dia para angariação de milhares e milhares de dólares para grandes causas. Parabéns à LiUNA Local 506 e a todos os que se unem e participam em causas solidárias como esta., acrescentou.
O Business Manager da local 506, Carmen Principato, comemorou os bons resultados do campeonato.
“Cada ano é, para nós, melhor do que o outro. Este ano é o 32.º deste torneio dedicado ao meu grande e bom amigo Nick Barbieri. E, como todos os anos, este ano foi mais um grande dia que me dá a oportunidade de agradecer a todos os participantes deste fantástico dia”, concluiu Principato.
