Mundial2026: Eslováquia surpreende Alemanha, Turquia entra a ganhar

Redação, 04 set 2025 (Lusa) — A Eslováquia surpreendeu hoje a Alemanha ao vencer por 2-0 no arranque do Grupo A de qualificação para o Mundial2026 de futebol, enquanto a Turquia, com ‘bis’ do ex-Benfica Aktürkoglu, bateu a Geórgia (3-2) na ‘poule’ E.

A figura do encontro foi Strelec, que assistiu o primeiro, de Hancko, aos 42 minutos, e assinou o segundo golo do encontro, aos 55, consumando a entrada em falso dos alemães na qualificação para o torneio, na América do Norte.

Em Bratislava, a formação germânica não teve acutilância na finalização para conseguir ferir os eslovacos, sem que as substituições de Julian Nagelsmann surtissem efeito, num arranque que os deixa em quarto e último do grupo.

No outro jogo da ‘poule’, a Irlanda do Norte foi ao Luxemburgo vencer por 3-1, com golos de Reid (07), Charles (46) e Devenny (70), apesar de Dardari ainda ter empatado a contenda, aos 30.

No Grupo E, a Geórgia ‘acordou’ tarde na receção à Turquia, em Tbilissi, que marcou logo aos três minutos, por Muldur, e depois contou com um ‘bis’ da contratação do Fenerbahçe Akturkoglu, aos 41 e 52.

Com o médio do Sporting Kochorashvili no ‘onze’ titular, os georgianos responderam por Davitashvili, aos 63, e mesmo com o selecionador, Willy Sagnol, expulso, ainda fizeram o 3-2, pela ‘estrela’ Kvaratskhelia, aos 90+8, não sobrando tempo para tentar o empate.

No outro jogo, a Espanha foi cumprir à Bulgária, resolvendo o encontro na primeira parte, por Oyarzabal, aos cinco, Cucurella, aos 30, e Mikel Merino, aos 38, e também entrou da melhor forma na qualificação.

Foi o regresso aos jogos da seleção espanhola depois de, em junho, ter perdido nos penáltis a final da Liga das Nações, conquistada por Portugal, seguindo-se os turcos, daqui a três dias.

No terceiro jogo que disputou no Grupo J, a Bélgica goleou em casa do Liechtenstein, por 6-0, com o sportinguista Zeno Debast titular, deixando os belgas com sete pontos, menos um do que a Macedónia do Norte, que tem mais um jogo, e menos três do que o País de Gales, que já disputou cinco partidas.

Os galeses, próximos adversários da Bélgica, arrancaram hoje uma vitória pela margem mínima no Cazaquistão, graças ao golo solitário de Moore (24), enquanto Lituânia e Malta empataram a uma bola, num jogo com uma expulsão para cada lado, com Muscat, do Desportivo de Chaves, titular nos malteses e Jansonas, do Arouca, suplente utilizado.

Se as duas seleções estão nos últimos lugares da ‘poule’ G, sem que tenham conseguido vencer qualquer jogo, na frente estão duas seleções empatadas, os Países Baixos e a Polónia, com sete pontos, ainda que os neerlandeses tenham jogado três das jornadas e os polacos já tenham efetuado quatro partidas.

Hoje, Dumfries adiantou a equipa da casa, em Roterdão, aos 28 minutos, mas a equipa polaca, com os defesas do FC Porto Kiwior e Bednarek titulares, resgatou um ponto ao marcar, aos 80, por Matty Cash.

SIF // JP

Lusa/Fim