
Ontário vai eliminar barreiras para trabalhadores de profissões reguladas. O anúncio foi feito no ‘Labour Day’ e faz parte de uma estratégia para aumentar a mobilidade profissional no país.
A partir de 1 de janeiro de 2026, quem tiver as credenciais confirmadas pelo respetivo regulador pode começar a trabalhar em apenas 10 dias. Hoje, o processo pode demorar meses.
O Governo provincial assinou 10 acordos com várias províncias e territórios. A medida abrange mais de 50 profissões muito procuradas, como engenheiros, arquitetos e eletricistas.
O ministro do Trabalho diz que o objetivo é criar mais oportunidades e fortalecer a economia. Para David Piccini, estas medidas “históricas” vão derrubar barreiras e criar mais empregos.
Os acordos são recíprocos, o que significa que também os trabalhadores de Ontário vão ter acesso facilitado a empregos noutras províncias.
A decisão foi recebida de forma positiva por várias associações profissionais. A Ordem dos Engenheiros de Ontário diz que dar liberdade de movimento aos trabalhadores vai ajudar a fazer crescer a economia e a concretizar projetos muito necessários.
