TACV negoceia aluguer de dois aviões para reforçar ligações interilhas em Cabo Verde

Praia, 02 set 2025 (Lusa) — A Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) anunciou hoje que está a negociar o aluguer de dois aviões adicionais para conseguir responder às “recentes perturbações operacionais” e melhorar a regularidade das ligações.

“As negociações para o aluguer de dois aviões têm como objetivo reforçar a continuidade e a eficiência das ligações aéreas interilhas”, explicou a companhia.

A medida surge na sequência de problemas operacionais registados nos últimos dias e pretende aumentar a disponibilidade de lugares, garantir maior conforto nas viagens entre as ilhas e manter a segurança dos passageiros como prioridade.

“Com este reforço, reafirmamos o nosso compromisso em oferecer um serviço de qualidade e em responder à crescente procura pelo transporte aéreo nacional”, acrescentou a TACV.

Na segunda-feira, a empresa anunciou que estava a recorrer a aviões Boeing e que afretou um navio à CV Interilhas para assegurar as ligações domésticas, após falhas em duas aeronaves no domingo que levaram à paralisação temporária.

As duas aeronaves aterraram em segurança no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia, e os passageiros foram desembarcados de acordo com os procedimentos de segurança.

Após as ocorrências operacionais, a TACV “ativou de imediato” o plano de emergência e criou uma equipa para investigar os incidentes.

Para esta terça-feira, a TACV tem previstos 17 voos, estimando transportar mais de 1.500 passageiros.

Em paralelo, mantém o reforço das ligações marítimas entre a ilha do Fogo e a Praia.

Desde finais de 2024, a companhia operava quatro aviões nas ligações interilhas, mas nas últimas semanas tem registado cancelamentos, deixando passageiros retidos devido a problemas operacionais e limitações da frota.

Há cerca de uma semana, a presidente da Associação das Agências de Viagem e Turismo de Cabo Verde, Marvela Rodrigues, alertou para a repetição destes constrangimentos, sobretudo em períodos de maior procura.

 

RS // ANP

Lusa/Fim