
Nova Iorque, 18 ago 2025 (Lusa) — A bolsa nova-iorquina encerrou hoje sem rumo, com os investidores a aguardarem mais clareza sobre a trajetória monetária favorecida pela Reserva Federal (Fed) dos EUA, enquanto recebem novos resultados de empresas.
Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice Nasdaq (+0,03%), o S&P 500 (-0,01%) e o Dow Jones Industrial Average (-0,08%) fecharam perto do equilíbrio.
O mercado estava a “carecer hoje de catalisadores”, resumiram os analistas do Briefing.com.
O mercado bolsista dos EUA aguarda sobretudo a conferência de Jackson Hole (Wyoming), que reunirá vários banqueiros centrais no final da semana.
Nesse evento, o presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, fará um discurso na sexta-feira.
Este evento “pode muito bem moldar as expectativas em relação ao rumo futuro da Fed”, observou José Torres, da Interactive Brokers.
A maioria dos especialistas ainda espera um corte nas taxas de juro na próxima reunião do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC) em setembro, de acordo com a ferramenta de monitorização da CME.
Mas estão agora a antecipar cada vez mais uma interrupção em outubro, em comparação com as expectativas da semana passada, tendo em conta os “sinais de que as pressões inflacionistas estão a intensificar-se, o que pode encorajar as autoridades monetárias a manter a sua postura de esperar para ver”, analisou Torres.
O índice de preços no produtor (IPP) publicado na quinta-feira, por exemplo, subiu 3,3% em julho na comparação anual, face à previsão consensual dos analistas do Marketwatch de uma subida de 2,3%.
Ainda em relação aos indicadores, os investidores estarão atentos à divulgação, na quarta-feira, da ata da última reunião do Comité Federal de Mercado Aberto dos EUA em julho, seguida dos pedidos semanais de subsídio de desemprego publicados na quinta-feira.
No mercado obrigacionista, por volta das 20:15 (hora de Lisboa), o rendimento dos títulos do governo norte-americano a dez anos subiu ligeiramente para 4,33%, em comparação com 4,32% no fecho de sexta-feira.
A nível corporativo, vários grandes retalhistas deverão divulgar os seus resultados trimestrais esta semana, incluindo a Home Depot (-1,19%), a Target (+1,88%) e a gigante Walmart (+0,68%).
“Isto será crucial, porque estes resultados darão uma indicação do que os consumidores pensam, dos efeitos das tarifas (…) E, claro, as previsões serão cruciais”, destacou Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities, à agência France-Presse (AFP).
Na bolsa, a gigante tecnológica Meta (Facebook, Instagram) caiu (-2,27%, para 767,37 dólares), pressionada pelas incertezas em torno da sua estratégia de IA (inteligência artificial), na qual o grupo investiu milhares de milhões de dólares.
A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk (+3,75%, para 53,77 dólares) ganhou terreno depois da agência dos Estados Unidos para a alimentação e os medicamentos (FDA, na sigla em inglês) ter aprovado a utilização do seu medicamento antiobesidade Wegovy para tratar doenças hepáticas.
A aplicação de aprendizagem de línguas Duolingo (+12,93%, para 369,19 dólares) beneficiou significativamente da subida da classificação feita pela Keybanc, que citou o crescimento da sua base de utilizadores.
DMC // JMC
Lusa/Fim