
Mindelo, Cabo Verde, 18 ago 2025 (Lusa) – Um total de 275 pessoas foram realojadas temporariamente em escolas da ilha cabo-verdiana de São Vicente, na sequência da tempestade que provocou nove mortos, anunciou o Governo.
“Para garantir a segurança da população face à possibilidade de novas chuvas e enxurradas, foram transferidas cerca de 60 pessoas de duas localidades, elevando para 275 o número de realojados”, referiu o executivo, em comunicado.
As equipas de sensibilização e avaliação de riscos continuam no terreno para acompanhar famÃlias que perderam as suas casas e identificar residências situadas em zonas com risco iminente de colapso ou deslizamento.
As cheias, ocorridas há uma semana, deixaram bairros inundados, destruÃram estradas e pontes, afetaram o abastecimento de energia e uma pessoa continua desaparecida.
O Governo cabo-verdiano declarou situação de calamidade por seis meses em São Vicente, Porto Novo (Santo Antão) e nos dois concelhos de São Nicolau.
Além disso, já foi anunciado um plano estratégico de resposta que contempla apoios de emergência à s famÃlias, mas também à s atividades económicas, com linhas de crédito com juros bonificados e verbas a fundo perdido, justificando a decisão com o “quadro dramático, excecional”.
O Governo utilizará os recursos do Fundo Nacional de Emergência e do Fundo Soberano de Emergência, criado em 2019 precisamente para responder a situações de catástrofes naturais ou impacto de choques económicos externos.
Um navio da Marinha portuguesa atracou na sexta-feira em São Vicente, com 56 militares, equipamentos de remoção de escombros, uma dessalinizadora para o hospital e ‘drones’ para recolha de imagens aéreas em zonas de difÃcil acesso, além de mergulhadores e equipas preparadas para apoiar a população.
Â
RS // VM
Lusa/Fim



