
O governo de Ontário lançou a 13 de agosto uma iniciativa de financiamento de mil milhões de dólares destinada a apoiar empresas locais dos setores siderúrgico, de alumínio e automóvel afetadas pelas tarifas dos Estados Unidos da América (EUA).
O Programa de Financiamento Protect Ontario marca a primeira fase da conta Protecting Ontario, de 5 mil milhões de dólares, introduzida no orçamento de 2025 da província.
O Governo informou que as empresas elegíveis passarão por um processo de avaliação para garantir o uso responsável dos fundos dos contribuintes. Um agente financeiro terceirizado vai ser contratado para gerenciar as inscrições após a triagem inicial.
O governo adiantou o lançamento de uma página online para ajudar as empresas a determinar a elegibilidade e iniciar o processo de inscrição.
O ministro das Finanças, Peter Bethlenfalvy, e o ministro do Desenvolvimento Económico, Criação de Empregos e Comércio, Vic Fidely, afirmaram que o objetivo da medida é proteger os trabalhadores e as empresas dos desafios económicos atuais em Ontário.
Em causa, segundo autoridades governamentais, está a possibilidade das empresas serem forçadas a reduzir as contratações, diminuir a produção ou até mesmo encerrar as operações.
