Canadá perde 41 mil empregos em julho

Foto: Envato

O Canadá perdeu 41 mil postos de trabalho em julho. Apesar disso, a taxa de desemprego manteve-se nos 6,9%. Os dados são da Statistics Canada.

A maior parte das perdas foi em empregos a tempo inteiro e no setor privado. Os jovens entre os 15 e os 24 anos foram os mais afetados.

Julho trouxe poucas oportunidades de trabalho de verão. Os setores da informação, cultura e lazer lideraram nas perdas. A construção também perdeu empregos.

Já a indústria transformadora – apesar das tarifas – teve ganhos modestos pelo segundo mês seguido. Mesmo com a incerteza comercial, a taxa de despedimentos pouco mudou em relação a julho do ano passado.

Outro relatório, divulgado um dia antes, revela que os jovens em Toronto estão com dificuldades em encontrar trabalho. O estudo foi feito por associações locais e mostra que muitos querem trabalhar, mas enfrentam barreiras como falta de experiência, discriminação e cortes em programas públicos.

Segundo a Statistics Canada, a taxa de desemprego jovem em Ontário fixou-se nos 15,8% em junho – o valor mais alto desde 2016, excluindo o período da pandemia.

A falta de emprego está também a ser associada ao aumento da violência juvenil.