Crédito pessoal cresceu em Portugal 21,3% no primeiro trimestre

Lisboa, 07 ago 2025 (Lusa) — Portugal registou, no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 21,3% no crédito pessoal, tendo sido “dos países que mais cresceu no crédito ao consumo”, segundo dados da Eurofinas, federação que representa as empresas europeias do setor.

De acordo com a informação da entidade, da qual a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) é associada, “face ao 1.º trimestre de 2024, Portugal registou, no crédito pessoal, um crescimento de 21,3%”.

Num comunicado da ASFAC lê-se ainda que no ‘revolving’ e cartões de crédito “essa subida foi de 9,3% e no crédito ao consumo total (excluindo crédito automóvel) subiu 12,8%”.

Tendo em conta estes dados, “Portugal foi dos países que mais cresceu no crédito ao consumo”, indicou, salientando que “nos segmentos do crédito pessoal, ‘revolving’ e cartões de crédito e no crédito ao consumo total (excluindo crédito automóvel)”, o país aparece sempre entre os três “que registaram os valores mais elevados”.

Já no crédito automóvel, “ocupa o quarto lugar nos veículos novos e o sexto no total de novos e usados”.

Em termos globais, a associação destacou que a produção de crédito aos consumidores nos países da Eurofinas “registou um crescimento de 5,5%” face ao período homólogo.

A subida deveu-se, sobretudo, aos segmentos de crédito a veículos novos (+11,8%) e de crédito pessoal (+10,1%).

Já nos veículos novos “o país que registou a maior subida foi a Turquia (+61,7%), seguindo-se Marrocos (+52,6%) e a Dinamarca (+32,2%).

Portugal, com 21,9%, aparece na quarta posição”, sendo que quanto aos veículos usados, “a República Checa liderou (+18,6%), seguindo-se a Dinamarca (+12,5%) e a Itália (+6,8%)”, rematou.

ALN // CSJ

Lusa/Fim