Habitantes de Alberta são os que mais poupam no Canadá

Foto: Envato

Os habitantes de Alberta são os que mais poupam no Canadá.

Entre 2020 e 2023, conseguiram guardar 8,8% do rendimento disponível. O valor está bem acima da média nacional, que ficou abaixo dos 4% nesse período.

Segundo um novo relatório da Desjardins, Alberta destaca-se por ter rendimentos altos e habitação mais acessível do que em Ontário ou British Columbia (B.C.). Em 2024, o rendimento disponível médio por agregado familiar em Alberta superou os 115 mil dólares.

No Quebec, o rendimento é mais baixo – menos de 84 mil dólares –, mas também se poupa bastante: 7,8% em 2023.

Já em Ontário (1,7%) e British Columbia (0,6%), o custo da habitação e o endividamento dificultam a poupança. Em Nova Scotia e New Brunswick, as famílias gastaram mais do que receberam.

A Desjardins estima que a taxa nacional de poupança tenha aumentado para 6% em 2024. Essa prudência nas despesas pode tornar as famílias mais resilientes, diz a consultora. Mas também levar a uma redução do consumo e a um impacto negativo no crescimento económico.