Governo federal reduz portagens na Ponte da Confederação

Foto: X Mark Carney

O primeiro-ministro Mark Carney cumpriu uma promessa eleitoral dos liberais federais de reduzir as portagens na Ponte da Confederação, que liga a Prince Edward Island ao continente canadiano. A ponte movimenta cerca de 95% de todo o tráfego de passageiros e comercial de e para a província.

Carney, em visita à ilha a 28 de julho, anunciou a redução das portagens de 50,25 dólares para 20 dólares. 1 de agosto foi a data escolhida para a entrada em vigor da medida.

Além disso, o Governo federal anunciou a redução para metade das tarifas para passageiros, veículos e tráfego comercial nos serviços de transporte marítimo do leste do Canadá.

A Marine Atlantic, um serviço de transporte marítimo assegurado pelo Governo, que conecta Nova Scotia e Newfoundland, vai reduzir as tarifas dos viajantes em 50% e congelar as taxas de transporte comercial.

O Governo federal observou que a Marine Atlantic desempenha um “papel essencial nos laços comerciais e sociais da região”. Quase 65% das mercadorias transportadas de e para Newfoundland são transportadas pela Marine Atlantic, incluindo 90% de todos os produtos perecíveis, como produtos agrícolas e propano.

Carney disse que a redução das portagens e tarifas no Canadá Atlântico irá poupar milhões de dólares aos canadianos e às empresas.