Nuclear: Presidente russo recebe conselheiro de líder supremo iraniano

Moscovo, 20 jul 2025 (Lusa) — O Presidente russo recebeu Ali Larijani, um conselheiro próximo do líder supremo iraniano, Ali Khamenei, para discutir a questão do nuclear, disse hoje o porta-voz de Vladimir Putin.

Segundo Dmitry Peskov, Larijani foi recebido no Kremlin e fez uma avaliação da situação no Médio Oriente e do programa nuclear do Irão.

Vladimir Putin expressou as “posições bem conhecidas da Rússia sobre como estabilizar a situação na região e sobre a solução política para o programa nuclear do Irão”, acrescentou o porta-voz.

A reunião ocorreu depois que uma fonte diplomática alemã ter dito hoje à agência francesa AFP que Reino Unido, França e Alemanha planeiam ter novas conversações com Teerão sobre o seu programa nuclear nos próximos dias.

De acordo com a agência de notícias iraniana Tasnim, citando uma fonte anónima, Teerão concordou conversar com os três países europeus, mas ainda não estão definidos a data e o local.

Na quinta-feira, os ministros dos Negócios Estrangeiros de Alemanha, França e Reino Unido e a chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, tinham comunicado ao chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araghchi, “a sua determinação” em “restabelecer todas as sanções internacionais contra o Irão”, caso se mantenha o impasse no acordo sobre o programa nuclear de Teerão.

Segundo adiantou a diplomacia francesa, o mecanismo será ativado na ausência de “progressos concretos” para um acordo sobre o programa nuclear iraniano “até ao final do verão”.

 

SBR (PDF) // SF

Lusa/Fim