Wall Street fecha semana sem rumo mas com novo recorde do Nasdaq

Nova Iorque, 18 jul 2025 (Lusa) – A bolsa nova-iorquina encerrou hoje com variações reduzidas, mas suficientes para o Nasdaq estabelecer um novo recorde, com os investidores à espera de definições na política monetária do banco central, a Reserva Federal (Fed).

Os resultados da sessão indicam que o índice tecnológico Nasdaq progrediu 0,05%, para uns inéditos 20.895,66 pontos, enquanto o alargado S&P500 recuou 0,01% e o seletivo Dow Jones 0,32%.

“Assistimos a uma realização de ganhos, depois de uma semana carregada”, comentou Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities, em declarações à AFP.

Os investidores desejam “vender depois dos recordes atingidos ontem (quinta-feira) pelo S&P500 e Nasdaq” graças a indicadores económicos melhores do que esperado, adiantaram os analistas da Briefing.com.

A praça bolsista acolheu particularmente bem as vendas do comércio retalhista em junho, bem como os números da inflação, tanto a relativa aos consumidores como aos produtores, apresentadas no início da semana.

Por outro lado, “a confiança das famílias quanto à economia melhorou este mês, devido à diminuição da pressão sobre os preços”, explicou em nota analítica Jose Torres, da Interactive Brokers.

Aquele indicador, divulgado sexta-feira pela Universidade do Michigan subiu ligeiramente em julho, como esperado, mas continua muito abaixo dos valores do ano passado.

Com esta informação económica, Wall Street interroga-se agora sobre o rumo que vai ser privilegiado pela Fed nas suas próximas reuniões de política monetária.

Na quinta-feira, um dos governadores da Fed, Christopher Waller, insistiu que era preferível baixar a taxa de juro de referência “mais cedo do que tarde”, expressando receios de que a Fed comece a agir apenas quando a economia começar a arrefecer.

Donald Trump também voltou a insistir, em texto colocado na sua rede social, em uma forte baixa da taxa de juro de referência, considerando que a economia está “em plena forma” e que a inflação “está muito fraca”.

Mas os investidores esperam, na sua grande maioria, o prolongamento da situação na próxima reunião do comité de política monetária da Fed, em 29 e 30 de julho, esperando uma eventual baixa da taxa de juro apenas em meados de setembro, segundo o levantamento de expectativas feito por um observatório da Fed, o FedWatch.

 

RN // RBF

Lusa/fim