
Londres, 18 jul 205 (Lusa) – A cotação do preço do barril de petróleo Brent para entrega em setembro terminou hoje no Mercado de Futuros de Londres em baixa de 0,35%, para os 69,28 dólares.
O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou a sessão no Intercontinental Exchange a cotar 24 cêntimos abaixo dos 69,52 dólares com que encerrou as transações na quinta-feira.
O Brent acaba a semana em baixa e continua abaixo do limiar dos 70 dólares, se bem que se tenha mantido relativamente estável, com os investidores a processarem ainda as mais recentes sanções da União Europeia e do Reino Unido à Federação Russa por causa da sua invasão da Ucrânia pelo seu eventual impacto na oferta de petróleo.
Londres e Bruxelas anunciaram esta sexta-feira uma ação coordenada para reduzir o limite do preço do petróleo russo, com o objetivo de prejudicar as receitas russas com o petróleo e aumentar a pressão sobre Vladimir Putin, para o levar à mesa de negociação com vista ao fim da guerra causada pela sua invasão da Ucrânia.
A medida pretende reduzir o limite do preço do crude de 60 dólares por barril para os 47,60 dólares, o que, segundo o governo britânico, afetará diretamente as receitas petrolíferas russas, as quais já caíram 35% homólogos desde maio.
O anúncio do Reino Unido e UE foi feito depois de Donald Trump ter ameaçado esta semana impor taxas alfandegárias à Federação Russa de 100% e agravas existentes no caso dos países que comprem petróleo russo, e não for alcançado um acorro de paz com a Ucrânia em 50 dias.
RN // RBF
Lusa/fim