
Os premiers de Alberta e de Ontário reuniram-se esta segunda-feira, dia 7 de julho, em Calgary para assinatura de dois novos memorandos de entendimento.
Os novos acordos dizem respeito às prioridades energéticas, ao comércio e à cooperação interprovincial.
Danielle Smith e Doug Ford estiveram juntos numa mesa redonda a 6 de julho em Calgary. Após o encontro, Doug Ford publicou nas redes sociais que os líderes provinciais discutiram como construir novos oleodutos, bem como linhas ferroviárias para exportar minerais críticos e energia canadianos.
A assinatura destes acordos visa proteger os trabalhadores canadianos das tarifas impostas pelo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, e das incertezas económicas, segundo Ford. O objetivo é derrubar as barreiras internas no comércio interprovincial.
Os encontros dos premiers aconteceram enquanto decorria o Calgary Stampede. Smith falou ainda com o primeiro-ministro Mark Carney a 5 de julho. A discordância em relação às regras de neutralidade de carbono dominou a conversa.
Nos últimos meses, Smith apelou a Carney para que abolisse várias políticas e programas federais, incluindo a proposta de um limite máximo para as emissões de gases com efeito de estufa, a regulamentação da rede de eletricidade zero e a proibição dos petroleiros da Costa Ocidental.