Bolsa de Tóquio volta ao verde e abre com Nikkei a ganhar 0,15%

Tóquio, 04 jul 2025 (Lusa) — A bolsa de Tóquio regressou hoje aos ganhos, ainda que timidamente na abertura das negociações, com o Nikkei a evoluir lentamente para ganhos de 0,15% para 39.845,65 pontos, já passada a meia hora após o início do pregão.

Também o segundo indicador nipónico, o Topix, estava a subir 0,19% para 2.833,31 pontos, às 09:44 locais (01:44 em Portugal continental).

Depois de um início da semana com um recorde de ganhos de 11 meses, várias declarações perturbadoras do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, relativamente às perpetivas de uma conclusão satisfatória para ambas as partes nas negociações tarifárias com o Japão, levaram a tendência dos mercados nipónicos para o vermelho entre terça e quinta-feira, ainda que a cautela fosse o pano de fundo de um comportamento quase neutro dos dois índices.

Bons indicadores no emprego nos Estados Unidos revelados esta quinta-feira e sobretudo a aprovação das leis orçamental e fiscal pelo Congresso norte-americano, que inscreve o aumento de 5 biliões de dólares do limite de endividamento do país mais endividado do mundo – eliminando o risco de um incumprimento de pagamentos, que o Tesouro previu que poderia ocorrer já em meados de agosto sem uma ação do Congresso -, inverteram hoje a tendência das negociações na Ásia, trazendo-as para o campo dos ganhos, ainda que também de forma cautelosa.

O índice Nikkei reflete a média não ponderada dos 225 principais valores da bolsa de Tóquio, enquanto o indicador Topix agrupa os valores das 1.600 maiores empresas cotadas.

APL // APL

Lusa/Fim