
DÃli, 02 jul 2025 (Lusa) — O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, desvalorizou hoje a posição de Myanmar, que afirmou estar contra a adesão plena de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), prevista para outubro.
“Uma decisão [foi] tomada em cimeira pelos chefes de Estado, não haverá outra que possa alterar aquela decisão. (…) Myanmar não participa a nÃvel de cimeiras de chefe de Estado, nem a nÃvel ministerial, como sanção aplicada pela própria ASEAN na sequência do golpe de 2021”, afirmou o Presidente.
“Não faz a mais pequena diferença”, acrescentou José Ramos-Horta num encontro com os jornalistas na Presidência timorense, em DÃli, quando questionado sobre a posição de Myanmar.
NotÃcias hoje divulgadas em vários órgãos de comunicação social asiáticos indicam que Myanmar enviou uma carta à presidência da Malásia da organização a manifestar que não apoia a adesão de Timor-Leste, porque “não adere ao princÃpio de não interferência em assuntos internos consagrada na carta da ASEAN”.
Na sequência golpe de Estado de 01 de fevereiro de 2021, Myanmar foi sancionado e não participa nas cimeiras de chefes de Estado e de Governo, nem nos encontros ministeriais.
Os lÃderes da ASEAN aprovaram em abril de 2021 um consenso de cinco pontos para a junta militar no poder no Myanmar aplicar, mas que até hoje não foi concretizado.
A adesão plena de Timor-Leste à ASEAN vai acontecer na cimeira de chefes de Estado e de Governo a realizar em outubro na Malásia, que assume a presidência rotativa da organização asiática.
Os Estados-membros da ASEAN chegaram a um acordo de princÃpio em novembro de 2022 para integrar Timor-Leste na organização regional, passando o paÃs a ter estatuto de observador e a poder participar em todas as reuniões, incluindo nas cimeiras.
A ASEAN foi criada em 1967 pela Indonésia, Singapura, Tailândia, Malásia e Filipinas e tem como objetivo promover a cooperação entre os Estados-membros para garantir a paz, a estabilidade e o desenvolvimento económico, social e cultural da região.
Integram também a ASEAN o Brunei Darussalam, Camboja, Laos, Myanmar e o Vietname.
MSE // JMC
Lusa/Fim



