
Os custos das compras de supermercado têm aumentado de forma constante nos últimos meses. Os dados recentes da Statistics Canada mostram que os alimentos comprados nas lojas aumentaram 3,8% em abril, em comparação com um aumento de 3,4% no mês anterior. Este foi o terceiro mês consecutivo em que os aumentos dos preços dos produtos alimentares excederam a taxa de inflação nacional desde 2023.
A Statistics Canada observou que a carne de vaca fresca ou congelada foi um dos maiores fatores de aumento do preço dos produtos de mercearia no mês passado, aumentando 16,2% em comparação com abril de 2024. Embora, até ao fecho desta peça, os preços de abril não tenham sido atualizados, o custo das costeletas de vaca disparou em Ontário desde janeiro – passando de 25,50 dólares para 37,56 dólares por quilograma em março. O preço do lombo de vaca também aumentou de forma constante, começando em $27,73 em janeiro e atingindo $33,93 por quilograma em março.
O café e o chá também aumentaram os custos da mercearia, uma vez que os seus preços subiram 13,4% em relação a abril do ano passado. Por exemplo, o preço médio de 340 gramas de café torrado ou moído no Ontário começou em $6,90 em janeiro, subindo para $7,54 em março.
Os legumes também aumentaram 3,7% em relação a abril do ano passado.
Os especialistas do comércio justificam os aumentos com as tarifas impostas por Donald Trump, e consequentes tarifas retaliatórias canadianas, mas também com aumento da procura e diminuição da produção nacional.
As tarifas são também preocupação para as empresas, quer seja do ramo alimentar, como têxtil, que ponderam aumentar os preços dos produtos em geral. Os custos das compras online são os indicados pelas empresas como os primeiros a ser aumentados.