
O segundo fim de semana de maio e início da nova semana ficaram marcados por incêndios, violência e apreensões de droga.
Em Toronto, dois incêndios causaram o caos, com encerramento de ruas. Foram abertas investigações para ambos, sem detalhes revelados pelas autoridades até ao fecho desta peça.
O primeiro, num restaurante perto da Yonge Street ocorreu por volta das 7h30 pm de 11 de maio. Não houve registo de feridos.
O segundo ocorreu na zona de Cabbagetown, na madrugada de 12 de maio, com um incêndio de três alarmes numa residência de dois andares. Os residentes não ficaram feridos, mas três bombeiros tiveram de ser assistidos por ferimentos ligeiros.
Para além dos incêndios, novos incidentes de violência resultaram em investigações policiais.
A 10 de maio, sábado, em Mississauga, por volta das 6h30 pm, as autoridades foram chamadas para um esfaqueamento aleatório. Segundo a polícia, uma mulher na casa dos 20 anos desceu de um autocarro. Um homem terá descido do autocarro atrás dela, seguindo-a, esfaqueando-a e fugindo do local. A vítima foi transportada para o hospital com ferimentos graves. A polícia acedeu a câmaras de videovigilância do autocarro e da zona para divulgar a imagem do suspeito e apelar ao apoio de testemunhas na investigação.
Em Toronto, a polícia também está a investigar ataques com faca, mas sem vítimas a registar. A investigação diz respeito a três incidentes separados de roubo na East End ocorridos a 8 de maio, em que o suspeito terá abordado as vítimas com uma faca em punho, exigindo-lhes dinheiro.
Em Hamilton, a investigação não envolve facas, mas armas de fogo. Mais um tiroteio deixou dois homens gravemente feridos na madrugada de 12 de maio. Os suspeitos fugiram do local antes da chegada das autoridades.
Mas a violência, por vezes, não é física. Em Vaughan, a polícia regional de York abriu novas investigações separadas para incidentes de crime de ódio, com grafitis em placas públicas. Os incidentes ocorreram a 8 e 10 de maio. A investigação envolve agentes da Youth Engagement, sem que tenham sido divulgados detalhes.
Outra investigação que envolve a faixa etária mais jovem da comunidade decorre em North York, com a detenção de quatro jovens, três de 16 anos e um de 15, por alegada prática de roubo de veículos. A polícia apanhou os jovens ao volante de um veículo roubado a 10 de maio, com ferramentas de arrombamento e luvas e máscaras.
Em Kenora, Ontário, a dimensão do crime investigado atinge maiores proporções, com a identificação de um homem de 64 anos possivelmente envolvido em crime organizado de tráfico de drogas. A 6 de maio, a polícia apreendeu aproximadamente 370 gramas de cocaína, 350 gramas de metanfetamina, 235 comprimidos de oxicodona, três mil comprimidos de hidromorfona e 5.630 dólares em dinheiro. As drogas apreendidas, segundo a polícia, têm um valor estimado de 185 mil dólares.