
Com a eleição do cardeal americano Robert Francis Prevost como novo líder mundial da Igreja Católica, sob o nome adotado de Papa Leão XIV, as reações têm surgido em todo o mundo.
No Canadá, entidades religiosas, mas também políticas recorreram às redes sociais e não só para manifestar as suas felicitações ao novo Papa e partilhar as suas expectativas.
O Conselho Escolar Católico do Distrito de Toronto (TCDSB) deu os parabéns pela eleição ao novo Papa, sublinhando a missão de Leão XIV de unir pessoas de todas as culturas através da fé, da paz e da caridade.
Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá, também parabenizou Leão XIV. Carney terminou a sua declaração nas redes sociais com uma mensagem de esperança num trabalho conjunto entre o Canadá e o novo pontífice na construção de um mundo onde a solidariedade, a justiça e a sustentabilidade sejam os pilares.
O novo líder interino do Partido Conservador, Andrew Scheer, também felicitou Leão XIV por fazer parte da história de dois mil anos de sucessão de São Pedro, com desejo de que o novo pontífice forneça orientação e direção às comunidades.
O ex-líder conservador, Pierre Poilievre também não ficou indiferente ao 266.º sucessor de São Pedro. Poilievre referiu esperar que Leão XIV, enquanto primeiro Papa natural da América do Norte, tenha um mandato significativo para os canadianos católicos na renovação da fé e promoção da paz, da justiça e da verdade em todo o mundo.