
22 de abril foi a data definida para o último pagamento do reembolso do desconto de carbono do Canadá, depois de o líder liberal Mark Carney ter eliminado o preço federal do carbono para o consumidor.
No entanto, só quem apresentou eletronicamente os seus impostos sobre o rendimento de 2024 até 2 de abril recebe o pagamento a 22 de abril. Quem declarou os seus impostos após 2 de abril, só recebe o reembolso final depois de a Canada Revenue Agency avaliar a sua declaração.
O desconto federal trimestral foi coberto pelas receitas do imposto sobre o carbono, mas o imposto sobre o carbono nos combustíveis terminou a 1 de abril.
O último pagamento é considerado um bónus, sendo, para o Ministério das Finanças do Canadá, uma medida de acessibilidade, principalmente para as famílias canadianas com baixos rendimentos.
O Ministério das Finanças, até ao fecho desta peça, não divulgou o custo do último pagamento para o Governo, mas divulgou os montantes do desconto de abril de 2025.
Os adultos elegíveis, de acordo com as províncias onde se aplica o desconto federal de carbono, recebem: 149 dólares em Newfoundland e Labrador; 110 dólares na ilha de Prince Edward; 110 dólares em Nova Scotia; 165 dólares em New Brunswick; 151 dólares em Ontário; 150 dólares em Manitoba; 206 dólares em Saskatchewan e 228 dólares em Alberta.
Os canadianos das províncias que reúnem as condições para receber um suplemento rural adicional recebem um complemento de 20%.
As pequenas empresas que eram elegíveis para o desconto do carbono do Canadá recebem o reembolso do imposto sobre o carbono pago nos últimos 12 meses.