LiUNA celebra 122 anos de história sindical

Foto: Facebook Joe Mancinelli

O primeiro sindicato de trabalhadores reconhecido surgiu em Filadélfia, em 1836. Desde então, vários sindicatos locais surgiram por toda a América do Norte para defender os interesses e direitos dos trabalhadores oriundos de vários cantos do mundo.

Mas foi a 13 de abril de 1903 que surgiu o sindicato internacional de trabalhadores da construção civil, numa convenção em Washington com 25 delegados e 23 sindicatos locais de 17 cidades diferentes.

O inicialmente designado Sindicato Internacional de Transportadores de Carga e Trabalhadores da Construção Civil, atual Laborers’ International Union of North America (LiUNA), nunca perdeu o seu foco e cresceu exponencialmente. Atualmente, o sindicato defende mais de 500 mil membros, com 400 sindicatos locais em 44 conselhos distritais.

122 anos depois, a LiUNA celebrou o seu aniversário, afirmando diariamente a força, solidariedade e poder que acompanham todo o percurso de sucesso do sindicato.

Joe Mancinelli, Vice-Presidente Internacional e Diretor Regional para o Canadá Central e Oriental na LiUNA, partilhou o aniversário nas redes sociais, com mensagem de agradecimento a todos os membros do passado e do presente que compõem a família sindical.

Também nas redes sociais, o sindicato partilhou um vídeo com mensagens especiais de nove diretores regionais que representam a luta dos trabalhadores, incluindo Mancinelli. Lutar pelos membros, pelos seus direitos, salários e segurança sempre foi e é o mote da família sindical.