Cultura: Milhares de canadianos celebram St. Patrick’s Day, incluindo Carney

Foto: X Irish Embassy Canada

A 16 de março, voltaram a sair à rua, um pouco por todo o Canadá, as manifestações de celebração do St. Patrick’s Day. A efeméride assinala-se anualmente a 17 de março, data da morte do principal padroeiro da Irlanda.

Apesar da chuva que caía em Toronto, as ruas encheram-se de verde, com milhares de participantes no desfile de St. Patrick’s, mas também com milhares de espetadores.

A tradição de celebração da cultura irlandesa contou com muita música, animação e diversos carros alegóricos. O desfile começou ao meio-dia, no cruzamento da Bloor e St. George, e terminou no exterior do The Eaton Centre, no cruzamento da Yonge com a Dundas.

A presidente do Conselho do Tesouro de Ontário e ministra dos Assuntos Francófonos, Caroline Mulroney, atuou como grande marechal do desfile de Toronto. Segundo a organização, o pai da ministra, o falecido antigo primeiro-ministro Brian Mulroney, era um membro ativo da comunidade irlandesa de Montreal e serviu como grande marechal da Parada de São Patrício de Toronto em 1980.

A presidente da Câmara Municipal de Toronto, Olivia Chow, também marcou presença vestida a rigor para a ocasião. A polícia de Toronto também acompanhou o desfile para garantir a segurança dos participantes.

Em Montreal, completando 200 anos, a St. Patricks Day Parade também saiu à rua, com milhares de espectadores por todo o troço e milhares de participantes a animar as ruas.

Entre os participantes esteve Mark Carney, o novo primeiro-ministro canadiano, que se juntou a vários ministros do Quebec e a outros políticos federais para festejar a cultura irlandesa.

A participação de Carney no desfile, entre carros alegóricos, dançarinos, bandas, músicos e participantes, foi de última hora. Foi a primeira vez que participou em celebrações culturais desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro.