
Doug Ford foi reeleito premier de Ontário a 27 de fevereiro. No entanto, o início do terceiro mandato consecutivo de Ford está agendado para 19 de março, data em que o premier e o seu novo gabinete serão empossados.
Após a tomada de posse, a Assembleia Legislativa de Ontário será convocada na segunda-feira, 14 de abril, para uma nova sessão.
As eleições antecipadas convocadas por Ford tiveram como motivação a necessidade de garantir um “mandato forte” para combater as tarifas do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, que podem ser devastadoras para a economia da província e do país.
O Partido Conservador Progressista de Ford conquistou 80 assentos, mais um do que tinha antes da campanha eleitoral.
O NDP regressa à Assembleia Legislativa como oposição oficial, depois de conquistar 27 assentos. Embora a líder liberal Bonnie Crombie não tenha conseguido conquistar um lugar na noite das eleições, o seu partido está de volta ao Queen’s Park com 14 assentos, cinco a mais do que anteriormente.