Eleições de Ontário: Marit Stiles reeleita no círculo eleitoral de Davenport

Foto: Márzio Lorenzo

Líder do NDP vence em bairro de Toronto com elevada concentração de lusófonos

Marit Stiles, líder do NDP de Ontário e deputada provincial, celebrou a sua reeleição no círculo eleitoral de Davenport nas eleições provinciais antecipadas realizadas a 25 de fevereiro.

Apesar de o NDP não ter conseguido destronar Doug Ford, premier reeleito, a noite foi marcada por vitórias importantes para Stiles e o seu partido, incluindo a consolidação do estatuto de oposição oficial.

Presente na festa da reeleição de Stiles, na noite eleitoral, o Correio da Manhã Canadá (CMC) testemunhou o ambiente de celebração no bairro, conhecido pela elevada concentração de lusófonos.

Em entrevista ao CMC, uma das coordenadoras da campanha de Stiles, Ashley da Silva, disse que foi uma “honra” fazer parte do processo, destacando o forte apoio dos residentes de Davenport a Marit Stiles: “Todos os residentes aqui em Davenport apoiam a Marit, querem que ela continue o seu bom trabalho e demonstram o quão forte ela é e continua a ser neste bairro”, disse.

A luso-canadiana sublinhou ainda que as principais preocupações dos eleitores são o elevado custo de vida, nomeadamente nas idas ao supermercado, e a dificuldade em encontrar um médico de família. “São questões que nos preocupam a todos, e penso que ficou claro que o nosso partido e a Marit Stiles têm o programa eleitoral mais único e mais próximo da realidade das pessoas deste bairro”, acrescentou.

Marit Stiles e o NDP de Ontário não conseguiram enfraquecer o domínio de Doug Ford sobre um Governo maioritário na noite de quinta-feira, mas afastaram a ameaça dos liberais de Bonnie Crombie. Durante o seu discurso, Stiles afirmou que continuará a responsabilizar os conservadores progressistas de Ford.

“A população de Ontário fez a sua escolha, reelegeu o Governo, esperando que este o ajude a proteger-se de Donald Trump e das suas tarifas, e confiou em mim e na minha equipa para fazer um trabalho diferente, mas também muito importante”, disse.

A líder do NDP de Ontário, que venceu facilmente no distrito de Davenport, disse estar preparada para oferecer a Ford “toda a ajuda possível” para combater a “ameaça” da presidência de Trump.

“A ameaça é real, e acredito profundamente que podemos superá-la com uma equipa forte em Ontário e uma equipa forte no Canadá. A minha mensagem para vocês é: perante Trump, estaremos unidos, e nós, o NDP de Ontário, defenderemos as pessoas”, acrescentou a política.

Embora a votação e a quota de assentos do NDP tenham diminuído, o partido mantém uma vantagem significativa sobre os liberais. O NDP conquistou quase o dobro dos assentos: 27 contra 14.

Ashley da Silva mostrou-se satisfeita com o resultado. “Acho que ela merece muito, e também que tantos representantes aqui, especialmente em Toronto e no Norte, representam tão bem este partido. Continuamos sempre a dar voz ao NDP aqui em Toronto e a ser a oposição em Ontário”, concluiu.