Política: Eleitores de Ontário vão às urnas em votação de inverno histórica

Foto: Facebook Elections Ontario

27 de fevereiro foi dia de eleições em Ontário, com abertura das urnas às 9 am e encerramento agendado para as 9 pm. As eleições antecipadas de inverno de 2025 foram as primeiras na província em mais de 140 anos e ficaram marcadas por tempestades de neve, dificuldades de organização eleitoral em curto espaço de tempo e dificuldades de circulação, com ruas invadidas por montanhas de neve, gelo e água lamacenta.

A última vez que Ontário realizou uma eleição geral em fevereiro remonta a 1883.

O dia de voto começou com condições meteorológicas adversas, com intensa queda de neve a interferir na circulação nas estradas em Ontário. A Elections Ontario recorreu aos serviços municipais e a serviços internos da agência para garantir as condições de limpeza de neve e segurança a todas as pessoas que optaram por votar nas estações de voto.

A Elections Ontario informou ainda que, caso fosse necessário, devido às condições meteorológicas, o horário das votações seria alargado e os eleitores seriam devidamente informados.

A agência apelou ao voto, reforçando que quem não tivesse recebido o seu cartão de eleitor poderia votar apresentando um documento de identificação válido com nome e endereço.

Na escolha do próximo premier de Ontário, os eleitores tiveram a oportunidade de votar em Doug Ford, líder do Partido Conservador Progressista, Bonnie Crombie, líder do Partido Liberal, Marit Stiles, líder do NDP, e Mike Schreiner, líder do Partido Verde.

Os candidatos também exerceram o seu direito de voto. Doug Ford votou em Etobicoke e Mike Schreiner votou em Guelph. Marit Stiles e Bonnie Crombie votaram antecipadamente.