
Lisboa, 27 fev 2025 (Lusa) — A liberdade global está em declÃnio pelo 19. º ano consecutivo, devido à violência polÃtica e manipulação de eleições, conflitos armados e repressão, segundo um relatório divulgado pela Freedom in the World.
Nos processos eleitorais, o relatório divulgado na quarta-feira e intitulado “Liberdade no Mundo 2025: A Batalha DifÃcil para Salvaguarda os Direitos”, revelou que dos 66 paÃses e territórios com eleições nacionais em 2024, cerca de 40% apresentavam violência relacionada com as eleições.
“Os candidatos foram atacados em pelo menos 20 paÃses, enquanto os locais de votação foram atacados em pelo menos 14”, de acordo com o estudo.
“A liberdade global sofreu outro golpe durante um ano repleto de eleições em todas as regiões”, disse o copresidente interino da ‘Freedom House’, Gerardo Berthin.
De acordo com o relatório, apenas 20% da população mundial vive em paÃses classificados como ‘livres’, enquanto 40% vivem em paÃses classificados como ‘não livres’.
Dos paÃses analisados, apenas 34 alcançaram melhorias, entre os quais a SÃria que, após a queda do regime de Bashar-al-Assad, registou melhorias imediatas na segurança fÃsica, liberdade de movimento e liberdade de reunião em áreas anteriormente controladas pelo regime.
Entre os paÃses que alcançaram maiores aumentos e melhores pontuações gerais estão o Bangladesh (+5), Butão (+5), Sri Lanka (+4) e SÃria (+4).
Os maiores declÃnios e piores pontuações gerais couberam a paÃses como Kuwait (-7), TunÃsia (-7), El Salvador (-6) e Haiti (-6).
PYR // CSJ
Lusa/Fim



