Inquérito: Tarifas de Trump abalam confiança dos canadianos na economia

Foto: Pexels

As tarifas do presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, estão a abalar a confiança dos consumidores de um dos maiores parceiros comerciais dos EUA, com 65% dos canadianos a dizerem que esperam que a economia se enfraqueça nos próximos seis meses.

Esta é a maior percentagem de pessoas com uma perspetiva económica negativa desde junho de 2020, durante a pandemia da Covid-19.

Apenas 9% acreditam que a economia canadiana se fortalecerá nos próximos seis meses, de acordo com uma sondagem da Nanos Research para a Bloomberg News.

A sondagem destaca como a política comercial de Trump tem causado instabilidade no Canadá.

O clima cada vez mais pessimista fez o Índice de Confiança Canadiana cair para 49,3% na penúltima semana de fevereiro, em comparação com 50,8% no final de janeiro. O índice é baseado nas perceções dos canadianos sobre as suas finanças pessoais, segurança no emprego, mercado imobiliário e economia.

A confiança é mais baixa em Ontário e em British Columbia (B.C.), regiões que acolhem indústrias sensíveis às exportações, como a indústria automóvel e os recursos naturais, como a madeira. Os canadianos com menos de 30 anos são mais otimistas do que aqueles com 50 anos ou mais, segundo a Nanos.