Aviação: Delta rejeita alegações sobre tripulação do avião que capotou em Toronto

Foto: Facebook Airways Magazine

A Delta Air Lines e a sua filial, a Endeavor Air, emitiram um comunicado em resposta a “afirmações falsas e enganosas” sobre a tripulação do avião que se despenhou no Aeroporto Internacional Pearson, em Toronto, a 17 de fevereiro.

Todos os 76 passageiros e quatro membros da tripulação sobreviveram quando o voo 4819 da Delta, operado pela Endeavor, se despenhou ao aterrar e incendiou-se. O avião acabou por ficar virado de costas.

A 20 de fevereiro, a Delta e a Endeavor emitiram um comunicado para corrigir a “desinformação” divulgada nas redes sociais, que sugeria que o comandante e o primeiro oficial do voo não tinham passado nos eventos de formação.

O comunicado refere que o comandante foi contratado em outubro de 2007 pela empresa-mãe da Endeavor, a Mesaba Airlines, tendo recebido toda a formação necessária para a função. Também é referido que a primeira oficial do voo foi contratada em janeiro de 2024 pela Endeavor Air, tendo completado a sua formação em abril.

Relativamente à tripulação, ambos os membros estão qualificados e certificados pela FAA para os seus cargos, segundo o comunicado.

As causas do incidente não foram divulgadas até ao fecho desta peça. Os destroços do avião já foram retirados da pista e transferidos para um hangar, enquanto a investigação do Transportation Safety Board do Canadá prossegue.