
Segundo um novo relatório, uma ligação ferroviária de alta velocidade entre Toronto e Quebec City pode gerar milhares de milhões de dólares em benefícios económicos. A próxima fase do projeto foi anunciada por Justin Trudeau a 19 de fevereiro.
O estudo do C.D. Howe Institute concluiu que a linha prometida pode gerar entre 15 mil milhões e 27 mil milhões de dólares em valor para os canadianos ao longo de seis décadas.
A maior parte desse montante – até um terço – pode resultar dos benefícios para os utilizadores, nomeadamente a poupança de tempo e uma maior fiabilidade do que o serviço de comboios irregular da Via Rail, segundo os autores.
O valor económico também pode ser acumulado para as pessoas que vivem no corredor Toronto-Quebec City, com reduções nas emissões de gases com efeito de estufa e no congestionamento rodoviário como bónus adicional.
A linha potencia um aumento da produtividade e do trânsito ecológico, numa altura em que o país enfrenta uma “crise de produtividade” e um esforço para reduzir as emissões nocivas.
O estudo foi efetuado com base nos benefícios económicos, em parte, nas previsões de passageiros da Via Rail, com uma análise custo-benefício completa.
