
A Toronto Transit Commission (TTC) apelou à autarquia de Toronto para disponibilizar financiamento para 10 trabalhadores de proximidade adicionais, a fim de apoiar as pessoas sem abrigo que utilizam o sistema de transporte para se abrigarem. Desde 2020, a Câmara Municipal de Toronto tem uma parceria com a TTC para disponibilizar trabalhadores de proximidade através do programa ‘Streets to Homes’.
Em janeiro, o conselho de administração da TTC aprovou o orçamento operacional para 2025, que inclui a proposta de acrescentar 10 trabalhadores de proximidade às linhas de elétrico da baixa, com foco nas rotas noturnas. A proposta faz parte do orçamento final da presidente da Câmara, Olivia Chow, que será apresentado à Assembleia Municipal em 11 de fevereiro.
Vinte funcionários do programa ‘Streets to Homes’ foram contratados em 2024, com o objetivo de prestar apoio às pessoas necessitadas em toda a rede de transporte, dando prioridade a pontos críticos. O programa procura ajudar os indivíduos a acederem a abrigos, habitação e outros apoios abrangentes.
De acordo com dados municipais, em 2023 a equipa de apoio realizou 7.844 visitas a locais da TTC, com 517 resultando em encaminhamentos para abrigos. Em 2024, foram efetuadas 9.179 visitas, das quais apenas 122 resultaram em encaminhamentos para um abrigo.
Em alguns casos, os funcionários municipais encaminham as pessoas para a LOFT Community Services, uma agência que presta gestão de casos para indivíduos, em parceria com a cidade desde 2023.
No entanto, entidades de apoio a sem-abrigo sublinham a necessidade de mais abrigos e habitação, face à escassez de vagas nos abrigos com que Toronto se tem debatido nos últimos anos.
Em outubro, a autarquia indicou que cerca de 200 pessoas eram recusadas nos abrigos todas as noites. Os dados mostram que esse número caiu para uma média de 114 pessoas por noite em dezembro de 2024.