
A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) anunciou a morte de um homem após ter atravessado dos Estados Unidos da América (EUA) para o Canadá no posto fronteiriço de Coutts, no sul de Alberta, a 4 de fevereiro. Este foi um dos três incidentes descritos pela RCMP durante uma conferência de imprensa em Edmonton, a 5 de fevereiro, sobre a fronteira do Canadá com os EUA.
A comissária adjunta Lisa Moreland disse que o homem foi encaminhado para uma inspeção secundária no posto fronteiriço, mas o homem não parou na inspeção. Os agentes fronteiriços notificaram a polícia, que localizou o veículo em fuga. A polícia iniciou uma perseguição e recorreu a um dispositivo de esvaziamento de pneus para fazer parar o veículo. O homem voltou a fugir a pé, sendo perseguido pela polícia e por cães. Acabou por ser ferido por arma de fogo e ter sido declarado morto no local.
A equipa de resposta a incidentes graves de Alberta, que investiga os incidentes que envolvem agentes da polícia de Alberta, tomou conta da investigação.
A 3 de fevereiro, quatro adultos e cinco crianças também tinham atravessado a fronteira perto de Coutts. A polícia informou que o grupo viajava a pé com malas e acabaram por ser detidos ao abrigo da Lei Aduaneira e entregues à Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá (CBSA).
O terceiro caso ocorreu a 14 de janeiro no posto fronteiriço de Manitoba, quando seis pessoas atravessaram a fronteira a pé a cerca de 15 quilómetros a leste de Emerson. O alerta foi dado à RCMP pelos seus homólogos americanos. Os agentes em terra e no ar, com o helicóptero, perseguiram e detiveram o grupo em fuga para os bosques. Os seis foram detidos e transferidos para a CBSA.
Moreland sublinha que a RCMP está empenhada em proteger a fronteira entre os EUA e o Canadá, assunto colocado em causa várias vezes como razão para as tarifas de Donald Trump.
Entretanto, a 6 de fevereiro, a RCMP de New Brunswick emitiu um alerta de emergência para avisar o público sobre dois homens armados com “intenções perigosas” que conduziam uma carrinha.
No alerta, foi indicado que dois homens encontravam-se a oeste de Moncton, a conduzir uma Dodge Ram 2500 preta, de 2018, sem matrícula, tendo, mais tarde, mudado para uma carrinha Ford F-150 mais antiga, de cor clara.
A RCMP apelou a que quem os vir ligue para as autoridades, mas não os aborde por representarem perigo. Até ao fecho desta peça, não foram divulgados mais detalhes sobre este novo incidente nas fronteiras.
