Saúde: Programa inovador melhora tratamentos oncológicos em Kelowna

Foto: Pexels

A 4 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial do Cancro e, para além de ser uma efeméride para promover a consciencialização relativa à doença, a data foi também utilizada para destacar os avanços nas investigações e tratamentos.

Em Kelowna, British Columbia (B.C), no outono de 2024, foi lançado um programa de investigação em oncologia cirúrgica. O programa foi anteriormente disponibilizado em grandes centros, como Toronto e Vancouver, mas as necessidades de cuidados de saúde em regiões mais interiores levaram à sua implementação em Kelowna.

O programa, entre outros avanços nos tratamentos, foi destacado no Dia Mundial do Cancro, tendo em conta as opções menos agressivas disponibilizadas aos doentes de cancro na atualidade, em comparação com alguns anos atrás.

O mais recente tratamento médico que está a ser implementado no BC Cancer, em Kelowna, consiste num novo procedimento para reduzir uma doença chamada linfedema, que é o inchaço que pode ocorrer após a remoção dos gânglios linfáticos.

Chris Baliski, oncologista cirúrgico que dirige atualmente o programa de investigação, afirmou que as novas opções de tratamento também ajudam a melhorar a qualidade de vida dos doentes com cancro, evitando ou adiando, por exemplo, a privação de algumas práticas desportivas.

Além disso, Baliski acrescentou que as inovações estão a melhorar as taxas de sobrevivência.