Comércio: Empresários exploram alternativas para minimizar impacto das tarifas

Foto: RDNE Stock project/Pexels

O Canadá enfrenta incerteza económica, devido à introdução de tarifas de 25% sobre os produtos canadianos nos Estados Unidos da América (EUA). Até ao fecho desta peça, os setores visados ainda não eram conhecidos, mas a preocupação dos empresários já era notória.

Várias empresas dizem estar a explorar alternativas, como procurar fornecedores noutros países, novas rotas de transporte ou parcerias com empresas americanas. No entanto, ainda não sabem qual será o impacto real e imediato das tarifas nos seus negócios.

A Apricotton, fabricante de Toronto de roupa interior, por exemplo, pondera duas opções: ou aumentar os preços ou absorver parte do custo das tarifas, dependendo da reação dos consumidores.

A Eatable, empresa da área alimentar, também teme que as tarifas aumentem os custos de envio. Pondera encontrar parceiros nos Estados Unidos para produzir parte do seu produto localmente e, assim, evitar as tarifas.

Já a Kinaxis, empresa de software para cadeias de abastecimento, explica que muitas empresas estão a simular diferentes cenários, incluindo aumentos de custos e mudanças no fornecimento, como fizeram durante a pandemia.