
A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) informou o início dos voos dos helicópteros militares a 28 de janeiro ao longo da fronteira em Alberta, entre os Estados Unidos (EUA) e o Canadá. A força policial acrescentou que os voos também já começaram a ser realizados em Manitoba.
A atividade é um dos passos da RCMP para aumentar as patrulhas fronteiriças, com o objetivo de reforçar a segurança e responder à crescente pressão dos EUA para pôr termo à passagem ilegal das fronteiras e ao tráfico de droga.
Os helicópteros contam com a presença de agentes da polícia a bordo, que poderão deslocar-se a qualquer ponto próximo da fronteira onde possam estar a ocorrer atividades ilegais.
Os helicópteros também podem ser utilizados para ajudar a orientar os agentes da Equipa Integrada de Aplicação das Fronteiras, que patrulham a fronteira de Alberta em veículos no terreno, para qualquer atividade suspeita.
Os helicópteros fazem parte do plano do Canadá para reforçar o patrulhamento da fronteira entre os EUA e o Canadá.
O Governo também está a implementar uma série de outras medidas de segurança, como a utilização de drones e torres de vigilância, e a aquisição de novas tecnologias, como raios X, raios X móveis e analisadores químicos portáteis.
