
Mais de mil mulheres reuniram-se no salão da LiUNA Local 183, em Toronto, no sábado, dia 25 de janeiro, para a Festa das Amigas. O evento, exclusivamente feminino, tem como objetivo angariar fundos para a Princess Margaret Cancer Foundation.
Angie Machado, fundadora e coordenadora da Festa das Amigas, explica que a iniciativa foi criada há 22 anos: “Ano após ano, foi crescendo, até agora já alcançamos 1,1 milhão de dólares. Tenho um grupo de mulheres que está comigo desde o primeiro dia”, contou ao Correio da Manhã Canadá (CMC).
O comité, liderado por Angie e também Fátima Bento, continua a fazer esforços para concretizar o tão desejado sonho de uma cura para o cancro, neste caso, o cancro da mama.
Segundo as estatísticas mais recentes, estima-se que, em 2025, mais de 28 mil mulheres sejam diagnosticadas com esta doença no Canadá. O cancro da mama continua a ser o mais comum entre as mulheres no país, representando 25% de todos os diagnósticos de cancro.
A noite também deu espaço à criatividade, com muitas mulheres a vestirem-se de cor-de-rosa. Mercedes Paz, dona de casa, explicou que a cor simboliza todas as mães e mulheres. “O cor-de-rosa é uma cor muito bonita, mas, ao mesmo tempo, uma cor triste. É por isso que temos de nos animar, seguir em frente. Hoje, lembramos as pessoas que estão aqui e as que já não estão”, disse ao CMC.
Paula Ferreira, uma vítima de cancro, falou sobre a emoção de ver tantas mulheres reunidas em prol de uma causa que sente na pele. “Já fiz três cirurgias, ainda não estou curada e estou a tomar medicação durante os próximos cinco anos. Sinto-me muito entusiasmada ao ver tantas mulheres aqui a apoiar esta causa tão especial”, contou.
Além da venda de bilhetes para o jantar, os fundos foram ainda angariados através de rifas. Um dos produtos à venda foi um casaco, como explicou Jaime Machado, voluntário, ao CMC: “O casaco tem o valor de mil dólares e o dinheiro reverte para a Princess Margaret Cancer Foundation. Talvez consigamos vender o casaco pelo dobro do preço, esse é o valor que queremos atingir.”
O evento contou com a animação de Henrique Cipriano, que já participou noutras edições. O cantor destacou a evolução do evento ao longo dos anos: “Começámos com 250 pessoas e, hoje, estamos aqui com cerca de 1.100. Tem sido uma grande caminhada, da qual tenho muito orgulho. Também tenho muito orgulho da equipa de trabalho. Mas o mais importante são todas estas pessoas, que tornam esta festa tão grandiosa”, referiu.
Jessica Amaro, entre outros artistas, também fez muitas pessoas dançar no salão.
