
Um programa da faculdade de Mississauga, Biztech College, perdeu a acreditação a dois meses da conclusão do processo pelos alunos. O programa em causa consiste em formação em ecografia cardíaca e tem uma duração de 13 meses.
Os programas universitários como o da Biztech são certificados pela Accreditation Canada (A.C.), que visa garantir que cumprem determinadas normas.
No entanto, segundo a lista pública da A.C. sobre o estado de acreditação de todas as faculdades, o programa estava listado como “acreditado com condição” de 2022 até junho de 2024.
De acordo com um porta-voz da A.C., isso significava que a faculdade tinha sido avisada para implementar mudanças específicas dentro de um período de dois anos para manter a acreditação.
A A.C. tem um aviso aos alunos na sua página online indicando que, se um programa estiver acreditado com condição, existe o risco de perder a acreditação durante o período de instrução.
Em resposta ao incidente que causou grande consternação entre os alunos, a Biztech afirmou acreditar que estava, de facto, em boa situação nos progressos de conformidade com os critérios da A.C. A entidade de ensino referiu que os alunos não foram induzidos em erro, não tendo sido dadas garantias de que o programa manteria a acreditação.
O colégio acrescentou compreender a frustração dos estudantes e reembolsou todos os alunos pelo montante que pagaram. A Biztech insiste que o programa era de boa qualidade, informando que a instituição formou com sucesso 31 alunos em 2024, poucos meses antes de perder a acreditação.
O colégio também chamou a atenção para o momento da decisão da AC, dois meses antes da conclusão do programa em curso, alegando que a entidade agiu de forma injusta e com má-fé relativamente à unidade formadora e aos alunos.
Um porta-voz da A.C. informou que a entidade não fornecerá comentários sobre o assunto, sublinhando a importância do conhecimento do processo de acreditação dos programas.
