
O premier de Ontário, Doug Ford, pediu, a 28 de janeiro, a dissolução do Parlamento provincial e o agendamento de eleições antecipadas para 27 de fevereiro.
Ford reuniu-se com a tenente-governadora Edith Dumont, solicitando o encerramento da 43.º legislatura, justificando o pedido com a necessidade de um novo mandato eleitoral para lidar com o presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump.
A tenente-governadora de Ontário, Edith Dumont, aceitou o pedido, desencadeando a convocação de eleições antecipadas a 29 de janeiro. O Parlamento foi dissolvido a partir das 4 pm de terça-feira, 28 de janeiro.
O início da campanha foi agendado para quarta-feira, 29 de janeiro.As eleições em Ontário têm de se realizar sempre na quinta quinta-feira após a queda do decreto, o que deixa 28 dias para o período de campanha.
