Emprego: Lusófonos exploram carreira policial em evento em Toronto

Foto por Márzio Lorenzo

No dia 18 de janeiro, Toronto acolheu um evento de recrutamento para as forças policiais e serviços de segurança. Organizado por Evandro Carlos de Oliveira, um brasileiro que trabalha como auxiliar na Polícia Regional de Peel, o encontro teve como objetivo apoiar falantes de português e de espanhol na iniciação à carreira policial.

“A minha intenção, desde o início, foi ajudar a nossa comunidade a compreender qual é o processo para iniciar uma carreira policial. Muitas pessoas acham que é muito difícil, mas não é”, revelou Evandro.

O brasileiro, que está atualmente a percorrer o seu próprio caminho para se tornar agente, partilhou que, durante o seu percurso, percebeu que os desafios são frequentemente exagerados, especialmente entre os imigrantes.

“É mais fácil do que aquilo que muitas vezes imaginamos. Além disso, quis mostrar que a polícia oferece grandes oportunidades não só como agentes, mas também em áreas como marketing, mecânica e muitas outras.”

Em 2022, a procura por uma carreira na polícia revelou-se bastante competitiva. O Toronto Police Service recebeu mais de 3 mil candidaturas e recrutou 335 oficiais. A organização tem incentivado ativamente a adesão à profissão, destacando a nobreza e as recompensas do serviço público. Além disso, a polícia de Toronto implementou um plano de recrutamento de cinco anos, com o objetivo de contratar 720 novos agentes nos próximos dois anos.

Para seguir uma carreira policial, é fundamental ter um bom desempenho físico, como ficou demonstrado durante o evento. A profissão exige resistência, agilidade e força em diversas circunstâncias. Uma alimentação adequada desempenha também um papel importante nesse processo.

“A forma como nos alimentamos e ajudamos a otimizar as nossas células e o funcionamento do organismo vai influenciar o modo como o corpo se move e como respiramos quando estamos sob stress. É crucial que uma área apoie a outra”, revelou Gissell Arevalo, ‘personal trainer’ e nutricionista.

Justin Marra, agente da Polícia Regional de Peel, destacou o trabalho de aproximação com a comunidade para identificar candidatos qualificados. “O único conselho que posso dar é: tenham confiança em quem são”, assegurou.

“Todas as pessoas que se candidatam, ou que querem candidatar-se, geralmente têm formação académica, voluntariado ou experiência de trabalho. Contudo, a única forma de se diferenciarem das outras, além de fazerem tudo a um nível de excelência, é serem vocês mesmos, autênticos e genuínos.”

O evento decorreu no The Arena, academia de formação dedicada às forças de segurança.