Imigração: Zain Haq e David Lavery em destaque por deportação e resgate

Foto: vtncanada.org

O ativista ambiental Zain Haq, que vive em British Columbia (B.C.), foi deportado a 25 de janeiro na sequência da expiração de uma autorização de residência temporária e de uma tentativa falhada da sua mulher canadiana de o patrocinar para permanecer no país.

Haq veio inicialmente para o Canadá com um visto de estudante do Paquistão. Foi cofundador do grupo ativista ‘Save Old Growth’ e declarou-se culpado de acusações de danos em 2023 pelo seu papel em protestos ambientais que bloquearam estradas na região metropolitana de Vancouver.

Foi-lhe concedida uma autorização de residência temporária na primavera passada, que expirou em outubro.

Uma porta-voz do departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá informou que o departamento não pode fazer comentários devido à privacidade de dados.

Enquanto isso, no Afeganistão, David Lavery, um antigo soldado das Forças Armadas Canadianas, foi libertado em segurança das mãos dos talibãs.

Lavery, conhecido como Canadian Dave, ajudou mais de 100 pessoas a fugir do Afeganistão durante a queda de Cabul. Foi capturado pelos talibãs a 11 de novembro, pouco depois de ter aterrado no país. O seu paradeiro permaneceu desconhecido durante várias semanas, enquanto a família e os colegas trabalhavam para o encontrar.

Lavery estava a trabalhar para a Veterans Transition Network (VTN), uma instituição de caridade com sede em Vancouver que colabora com o Governo canadiano para ajudar os migrantes afegãos a chegarem em segurança ao Canadá quando desapareceu.

Até ao fecho desta peça, não foi possível apurar as circunstâncias da sua detenção e da sua libertação.